img-comunicado-20083

Comunicado Serviço de Psicologia 1

img-comunicado-2008

Comunicado Serviço de Psicologia  1

Serviço de Psicologia

Para dar cumprimento à Resolução 267, anexos XIII e XIV e em virtude dos inúmeros questionamentos e dúvidas dos Psicólogos credenciados por este Detran – SP, Comunicamos:

Na avaliação psicológica, a entrevista Direta e Individual é obrigatória não podendo ser substituída por nenhum tipo de questionário.
A bateria mínima de testes para compor a avaliação psicológica, deve ser:

1- PMK – 6 folhas, com exceção das escadas e das cadeias verticais. Outros testes de personalidade e somente os grafo ou projetivos – Palográfico, Pfister e Zulliger poderão ser utilizados apenas como complementares ou excepcionalmente nos casos em que o examinando não tiver as condições físicas exigidas para a execução do PMK, como os portadores de deficiência física nos membros superiores.

2- (Um) Teste não verbal de inteligência.

3- Testes de Atenção que estejam de acordo com o anexo XIII, parágrafo I, da Resolução n. 267.

Os psicólogos deverão utilizar os testes de atenção e de inteligência de maneira alternada para que se descaracterize o fator constância.
Portanto a sugestão é que cada psicólogo tenha pelo menos 4 testes diferentes para cada aspecto, alternando, portanto, o seu uso.
A necessidade dessa alternância se deve ao fator treino e “cola” que muitos psicólogos têm relatado em relação a alguns testes de atenção e inteligência usados como únicos até então.

Somente poderão ser utilizados os testes para a avaliação psicológica de candidato/condutor que estejam na lista de aprovados pelo CFP e cuja aplicação e avaliação sigam as diretrizes dos respectivos manuais.

O artigo: Comunicado Serviço de Psicologia 1, também pode ser encontrado no portal: IN Trânsito.

Powered by WPeMatico