• Home  /
  • Notícias   /
  • Mitos e verdades sobre o abastecimento do seu carro
Mitos e verdades sobre o abastecimento do seu carro
29393_1-min Full view

Mitos e verdades sobre o abastecimento do seu carro


Mitos e verdades sobre o abastecimento do seu carro

O carro consome mais combustível no frio? Tanque cheio economiza gasolina? Tire suas dúvidas

 

 

Abastecer o veículo com combustível está cada vez mais caro, por isso ter algumas dicas na manga é sempre importante para poder economizar um pouco entre os diversos gastos que temos todo mês. Separamos aqui alguns mitos e verdades sobre o abastecimento dos veículos e conselhos para você, quem sabe, gastar um pouco menos.

Tanque cheio economiza gasolina?

É verdade, mas a quantidade economizada é mínima. Com o preço atual do combustível, parece até luxo ficar circulando com o tanque sempre cheio por aí, não é mesmo? Mas quando o tanque está próximo de sua capacidade total, a evaporação do combustível é menor.

Em contrapartida, quando há mais espaço no compartimento do tanque, a evaporação do combustível acontece de maneira mais rápida e o consumo é maior.

Tudo isso depende da temperatura e do tempo que o combustível fica armazenado no carro. Essa diferença somente seria sentida após meses de evaporação.

Encher o tanque até a “boca” é prejudicial para o veículo?

É verdade! Falamos acima que andar com tanque cheio é bom para economizar, mas aquele “chorinho” extra que muitos frentistas colocam para dar a “tradicional” arredondada no valor pode fazer mal ao veículo. Encher até a boca, então, pode ser um desastre completo.

Quando ouvir o primeiro “clique” da bomba, peça ao frentista para finalizar o abastecimento ou combine com ele antes mesmo de destravar a tampa do tanque. O excesso de combustível pode danificar o canister (filtro), que é responsável por filtrar os gases poluentes emitidos pelos veículos.

Posto em um local íngreme, pode enganar sobre a capacidade do tanque?

Parece lenda, mas é verdade. Caso o seu veículo esteja estacionado em um posto situado em uma subida ou descida, existe uma boa chance de, ao abastecer, o tanque não atingir sua capacidade máxima por conta da angulação do carro. Nesse caso, pode acontecer de a bomba travar no automático antes do desejado.

Ao sair com o carro do posto na ladeira, talvez o ponteiro de combustível não vá até o máximo, mas não fique preocupado, porque é apenas uma questão física e que não prejudicará o desempenho do veículo.

Usar apenas um tipo de combustível pode viciar o motor?

Falso. Os motores flex de hoje são extremamente modernos e são feitos para trabalhar com qualquer mistura, em qualquer proporção. Portanto, mesmo que você prefira colocar sempre gasolina ou etanol, a performance não será alterada quando efetuar a troca. O que mudará será apenas o rendimento e consumo, dependendo do uso.

O carro consome mais combustível no frio?

Você pode achar que essa é mentira, mas é verdade. Mas calma, a diferença é pequena. O consumo aumenta no frio porque quando a temperatura está baixa a pressão de ar dentro dos pneus também diminui, portanto o carro precisa gastar mais combustível para os pneus rolarem no chão, aumentando o consumo.

Nas estradas, com aquele vento gelado, a resistência do ar também é outro fator preponderante no aumento do consumo de energia do veículo.

Dica: deixe os pneus sempre bem calibrados, uma ou duas vezes por semana é o suficiente, e o veículo guardado em um local coberto quando estiver frio. Assim você vai amenizar esses efeitos.

Dirigir o carro na “banguela” economiza combustível?

Foi verdade, mas hoje é mentira! O tradicional “andar em ponto morto” era muito comum no passado e virou quase que uma lenda urbana brasileira. Há mais de 20 anos isso não tem efeito prático por conta do sistema de injeção eletrônica nos automóveis.

Antes disso, da década de 1990 para trás, quando o carburador era o responsável pela alimentação do motor, fazia certo sentido deixar o carro no ponto-morto em descida para economizar combustível, mas essa prática nunca foi segura para os ocupantes do veículo.

Se você quer gastar menos com combustível e andar sempre seguro, respeite os limites das vias e dirija sempre com o máximo de prudência.

Etanol gasta mais do que a gasolina?

É Verdade. O etanol tem um poder calorífico menor, se comparado ao da gasolina, portanto ele gera menos energia e rende menos km/l.

Se você está na dúvida em qual colocar no posto, existe um cálculo simples que pode funcionar bem para economizar. O etanol tem 70% do poder calorífico e energético da gasolina, assim ele rende em média 70% da gasolina.

Para efetuar o cálculo do que compensa mais, basta dividir o preço da gasolina pelo preço do etanol (Preço da Gasolina/ Preço do etanol). Se o valor der maior que 0,7, abasteça com gasolina. Isso é uma média, mas o consumo pode variar de acordo com o carro, com o pé pesado do motorista e com os trajetos.

Etanol deixa o carro mais potente do que a gasolina?

É Verdade. A octanagem, que é o índice de resistência à auto-ignição no motor, conta muito. Na mistura utilizada na câmara de combustão, o etanol tem de 107 até 110 octanas, sendo que a gasolina comum comercializada no Brasil tem 87 octanas. Essa diferença faz com que o carro tenha mais potência quando é abastecido com álcool.

Mas vale uma ressalva: não adianta abastecer com etanol se o motor do carro não tiver uma taxa de compressão alta o suficiente para aproveitar toda a octanagem que esse combustível propicia.

Andar com o carro na reserva pode danificar o motor?

Verdade! Para os amantes da reserva, essa não é a melhor das notícias. Rodar com o combustível “no cheiro” pode acarretar em problemas para o veículo.

O principal risco é na bomba de combustível, que está localizada dentro do tanque. Isso porque o combustível que ela bombeia para alimentar o motor também é o responsável por mantê-la refrigerada, evitando assim, o superaquecimento e consequentemente a queima da peça.

Use a reserva somente em casos de emergência para não correr o risco de prejudicar o motor.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

 

 

Fonte: ICarros

O artigo: Mitos e verdades sobre o abastecimento do seu carro, também pode ser encontrado no portal: IN Trânsito.

Por In Trânsito

Written by softcia